A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, anunciou que a Amazônia Legal teve 6.418 quilômetros quadrados de desmatamento no período de agosto de 2010 a julho de 2011, a menor taxa dos últimos 23 anos. Usando dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), a ministra deu a informação em cerimônia, no Palácio do Planalto, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente.
- Esse dado representa a metade do que havia em 1992 e um terço a menos do que foi em 2004 - disse Izabella.
A ministra aproveitou a cerimônia para anunciar os dados mais recentes do desmatamento no Brasil. De acordo com o Deter, do Inpe, em maio foi apurada uma redução de 64% nos alertas de desmatamento na Amazônia Legal, na comparação com o mesmo período de 2011. Em abril, a redução foi de 51%, na mesma comparação, e entre agosto do ano passado e maio deste ano, a redução nos alertas é de 25%. Esses alertas incluem todos os níveis de corte da floresta.
A oito dias do começo da Rio+20, na cerimônia também será anunciado um pacote ambiental com medidas que incluem a criação de reservas extrativistas, homologação de terras indígenas e um decreto que leva em conta a sustentabilidade dos fornecedores quando o governo for às compras.
Yahoo