Ibitinga, Quarta, 24 de Abril de 2024
Polícia Militar Ambiental testa fiscalização com miniaeronave
Tecnologia inédita permite identificação de áreas degradadas por meio de avião não tripulado

A Polícia Militar Ambiental está em fase final de treinamento para começar a fiscalizar áreas rurais com o uso de veículos aéreos não tripulados (Vants).
O projeto, desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP), é inédito no País e permitirá que parte da detecção de infrações ao meio ambiente seja feita por meio da utilização de pequenas aeronaves, desenvolvidas pela empresa AGX Tecnologia, de São Carlos, que doou os equipamentos.

Quinze policiais de diferentes batalhões do Estado estão em treinamento. Em Araraquara, o tenente Leandro José Oliveira, comandante do pelotão local, passou pela capacitação. "Em todos os voos feitos recentemente, nós conseguimos identificar infrações ao meio ambiente", comemora. 

O equipamento poderá identificar com precisão e eficiência áreas desmatadas, atividades de mineração em leito de rio, diminuição de áreas de preservação permanente (APPs), além de detectar queimadas, corte de vegetação nativa e pesca ilegal. Em uma das ações, foram encontradas cinco infrações, em menos de 15 minutos de voo. "Para percorrer toda essa área, eu levaria cerca de cinco dias", conta Leandro.

Custo

A AGX Tecnologia criou este Vants para ser um dos mais baratos do mundo. O valor mínimo dos importados gira em torno de US$ 100 mil. O protótipo brasileiro, utilizado pela Polícia Ambiental custa R$ 50 mil.

Atualmente, os voos ocorrem em caráter experimental. Para chegar à execução plena, é necessária a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
Toda vez que é um teste é feito, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) deve ser informado e autorizar sua realização. O equipamento poderá ser comercializado assim que a empresa conseguir todas as certificações exigidas pela Anac.

 

Araraquara.com

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546