Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado no dia 5, cerca de 100 mudas de árvores foram doadas na última quinta-feira 7. As mudas foram doadas no centro, em uma barraca na rua D. Pedro II, próximo ao banco HSBC. A escolha do dia 7 foi justamente devido a grande concentração de pessoas no centro da cidade na comemoração do Corpus Christ. A doação foi organizada e realizada pelo Rotaract Club de Ibitinga, um grupo de 17 jovens de 18 a 30 anos de idade, que faz parte do Rotary International.
Cada muda da espécie Oiti, foi doada em uma sacola biodegradável e um folder explicativo sobre a importância da preservação do Meio Ambiente. De acordo com o presidente do Rotaract, Luiz Gustavo Tórtura, a iniciativa lembra a população sobre a questão da conscientização ambiental e o papel de cada cidadão na preservação, começando pela frente de sua própria casa. “Esse é apenas um dos projetos do Rotaract. Em princípio, pensamos em plantar árvores, mas ter a participação da população é muito melhor”, explica o presidente, e acrescenta, “o objetivo não é só a doação, eu sei e muita gente sabe sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente, mas ainda é importante divulgar a data para as pessoas se conscientizarem”.
As mudas foram produzidas pelo viveiro municipal, e foram cedidas pela Prefeitura para promover a doação. A espécie Oiti pode chegar a um tamanho de 8 a 15 metros de altura e é uma espécie natural da Mata Atlântica, muito usada para o plantio nas calçadas devido ao seu rápido desenvolvimento e fornecimento de uma ótima sombra para os dias quentes.