A Coordenadoria de Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo disponibiliza o relatório semestral de inspeção do greening em seu site.??O objetivo da ação é que os citricultores informem as inspeções realizadas no primeiro semestre de 2012, as quais devem ser comprovadas até dia 15 de julho.
De acordo com a Assessoria de Imprensa da Secretaria de Agricultura do Estado, para preencher o documento é necessário acessar o site www.defesaagropecuaria.sp.gov.br e clicar no banner localizado no lado direito da página.??“As informações do semestre anterior permanecem no sistema. Para preencher, basta lançar os dados das inspeções e da eliminação de plantas suspeitas realizadas no pomar durante o primeiro semestre e enviar”.??Lembra que a legislação estabelece que o proprietário, arrendatário ou ocupante a qualquer título deve realizar, no mínimo, uma inspeção trimestral realizando eliminação das plantas suspeitas e relatar a cada semestre ao órgão oficial de defesa agropecuária por meio de relatório.
O Diretor do Grupo de Defesa Sanitária Vegetal da CDA, Euclides de Lima Moraes Filho, afirma que mesmo se o produtor não encontrou plantas com sintomas do greening, deve preencher o relatório e enviá-lo. “Esse procedimento é de comunicação obrigatória, conforme a legislação – Instrução Normativa nº 53, do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e Portaria CDA-21, de 15 de dezembro de 2011”.
Já os citricultores que não têm acesso à internet, podem procurar o Escritório de Defesa Agropecuária ou qualquer unidade de atendimento da defesa agropecuária, cooperativas e sindicatos rurais mais próximos.??Caso tenha alguma dúvida é só consultar o Manual do Produtor, também disponível no site. É gerado um protocolo de entrega, que deve ser impresso e guardado para eventuais comprovações em auditorias a serem realizadas pela CDA.