Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Feijoada - O mais brasileiro dos pratos
Apesar da origem portuguesa, receita foi adaptada ao clima brasileiro e hoje é referência da culinária nacional

O prato mais brasileiro de todos, a feijoada, ao contrário do que muita gente pensa, não foi inventado pelos escravos e muito menos usava restos dos animais para a sua confecção. Historiadores afirmam que a feijoada é um prato com origem no Norte de Portugal, e que hoje em dia constitui um dos pratos mais típicos da cozinha brasileira. 

Em Portugal, cozinha-se com feijão branco no noroeste (Minho e Douro Litoral) ou feijão vermelho no nordeste (Trás-os-Montes), e geralmente inclui também outros vegetais (tomate, cenouras ou couve) juntamente com a carne de porco ou de vaca, às quais se podem juntar chouriço, morcela ou farinheira. 

No Brasil, é feita da mistura de feijões pretos e de vários tipos de carne de porco e de boi, e chega à mesa acompanhada de farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros ingredientes. Em Portugal, esta versão da feijoada é conhecida como feijoada à brasileira, sendo também comum encontrá-la nos cardápios dos restaurantes portugueses, para além das feijoadas portuguesas.

Portanto, a sua criação e nome têm relação com modos de fazer portugueses, das regiões da Estremadura, das Beiras e de Trás-os-Montes e Alto Douro, que misturam feijão de vários tipos — menos o feijão preto (de origem americana) — linguiças, orelhas e pé de porco. 

A feijoada já parece ser bem conhecida no início do século 19, como atesta um anúncio, publicado no Diário de Pernambuco, na cidade do Recife, de 7 de agosto de 1833, no qual um restaurante, o Hotel Théâtre, recém-inaugurado, informa que às quintas-feiras seria servida "feijoada à brasileira". E é de Pernambuco a receita abaixo, do chef Bolinha, um dos mais especializados em feijoada no País. 

Feijoada vegetariana 

Ingredientes 
500 g de feijão preto 
6 xícaras (chá) de água 
1 xícara (chá) de nabo cru 
1 folha de louro 
4 dentes de alho 
Cebolinha verde picada
Salsinha picada 
1 xícara (chá) de cebola picada 
1 berinjela em cubos médios 
1 xícara (chá) de tomate picado, sem pele, sem sementes 
1 colher (sopa) de azeite de oliva 
150 g de chuchu em cubos médios 
1 xícara (chá) de tofu em cubos médios 
Sal 
Pimenta-do-reino branca

Modo de preparo
Coloque numa panela o feijão, a cebola, a folha de louro, o alho amassado e a água. Leve-os ao fogo até ficarem quase cozidos. Acrescente os demais ingredientes, menos o tofu e a salsinha que serão colocados por último. Deixe-os cozinhar por mais tempo. Quando estiverem totalmente cozidos, acrescente o cheiro-verde, o tofu, os temperos verdes e o azeite.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546