Na última segunda-feira (11), o Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SRI) sediou uma reunião entre representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e de órgãos federais, estaduais e municipais ligados ao desenvolvimento rural, além de outras entidades e representantes das classes produtivas, para a instalação da Comissão Municipal de Estatísticas Agropecuárias (COMEA), uma estrutura permanente que deve produzir informações agropecuárias relevantes para a cidade.
Participaram da reunião o chefe da agência do IBGE de Novo Horizonte, Benedito Roberto da Silva e a técnica APM-IBGE Giovania Pereira Domingos da Silva, o presidente do SRI, Frauzo Ruiz Sanches, o presidente do C.M.D.R Ibitinga, Mauro José Vieira de Figueiredo Neto, o presidente da Associação dos Produtores Rurais de Ibitinga, João Minzoni, o membro da Associação dos Piscicultores de Ibitinga, Alcides dos Santos Moreira, o técnico agropecuário Antônio Ribeiro, representando a Casa da Agricultura e o secretário de Agricultura de Ibitinga, Francisco Grillo.
A finalidade da criação da COMEA é realizar a pesquisa “Levantamento Sistemático da Produção Agrícola” (LSPA), para atender as demandas por informações estatísticas conjunturais mensais sobre a área, produção e rendimento médio dos produtos agrícolas de maior importância econômica e social para os municípios, unidades da federação e para o país. Um trabalho relevante e que pode refletir na economia do município, já que a produção agropecuária é uma variável incorporada ao PIB. A apuração da produção agrícola municipal deve trazer retorno direto para a prefeitura, através do repasse de ICMS, que é proporcional ao Índice de Participação dos Municípios.
O presidente do SRI, Frauzo Ruiz Sanchez, foi indicado durante a reunião da LUPA (Casa da Agricultura). Segundo Frauzo, a criação desta comissão — já existente em muitos outros municípios brasileiros — promove um significativo avanço para o setor, que terá meios efetivos de se avaliar e evoluir em Ibitinga.
“A ideia é nos reunir periodicamente para traçar estimativas agrícolas”, disse Benedito Silva. A próxima reunião da COMEA ficou marcada para o dia 11 de setembro, também na sede do SRI.