A Usina Santa Fé, de Nova Europa, foi agraciada pela Presidência da República no último dia 14 de junho, com o selo “Empresa Compromissada”, em reconhecimento às ações que beneficiam o trabalhador da cana-de-açúcar, concedido pela Comissão Nacional de Diálogo e Avaliação do Compromisso Nacional.
O selo é fruto do Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na cana-de-açúcar, assumido em 2009 entre governo, trabalhadores e empresas do setor sucroenergético. 169 usinas, sendo 85 do estado de São Paulo, receberam a honraria no evento no Palácio da Alvorada em Brasília,
As empresas, que aderiram voluntariamente ao compromisso, foram verificadas por auditorias independentes para comprovar o cumprimento das condições estabelecidas no acordo tripartite entre elas: tornar mais humano e seguro o cultivo manual da cana-de-açúcar e também promover a reinserção ocupacional dos trabalhadores desempregados pelo avanço da mecanização da colheita, enfim, aperfeiçoar as condições de trabalho na cana-de-açúcar em todo país.
A Usina Santa Fé, apesar de ter 98% de sua colheita feita com máquinas, aderiu ao compromisso, pois, apesar da mecanização, “ela tem o compromisso em aperfeiçoar as condições de trabalho do corte de cana e valorizar seus trabalhadores, independente da área de atuação”, explica a gerente de Recursos Humanos da usina, Maria José Gonçalves Gomes.
O Compromisso Nacional para Aperfeiçoar as Condições de Trabalho na Cana-de-Açúcar foi prorrogado até 30 de abril de 2013, outras 85 usinas já aderiram e estão sendo auditadas para o recebimento do selo. “O que demonstra o compromisso e a maturidade do setor nas relações do trabalho, com a conciliação na geração de energia limpa com o desenvolvimento e a inclusão social” explicou a presidente Dilma Rousseff, durante a cerimônia.