28/01/2009-Nesta última terça-feira (26), foi realizada na sala de convenções do hotel Victória a apresentação das novas diretrizes do COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). No evento, estiveram presentes vários representantes da sociedade civil e do executivo.
No fim do ano passado, a câmara de vereadores aprovou novas diretrizes que compõem o conselho. O objetivo da reformulação do conselho foi somar forças da sociedade civil com o poder público, no empenho de resolver questões referentes ao turismo local, como também assessorar as políticas públicas do município para obter maior desenvolvimento social e econômico da Estância Turística. Na ocasião, gráficos e levantamentos de dados foram apresentados, onde se revelou o perfil dos consumidores, suas origens, quanto gastam e como esses turistas veem a cidade como um todo.
O Secretário de Turismo e Desenvolvimento da Indústria e do Comércio, Robson Ribeiro, realizou a apresentação e concluiu que o município deve se atualizar para as políticas públicas nacionais e estaduais de turismo, qualificando o nosso município. “Uma pré-condição para receber verbas federais e estaduais voltadas para o turismo é ter o conselho municipal, que ajudará a implantar os projetos e a desenvolver programas”.
Antes da reformulação, o conselho era composto de sete representações, sendo que agora serão 20 (veja o quadro ao lado). Para o presidente da AETI (Associação do Comércio Ambulante e Artesanatos Semi-industrializados), João Luiz Ferreira, a iniciativa traz benefícios. “A nova COMTUR vai investigar se os trabalhos desenvolvidos em relação ao turismo são eficientes ou não, com o objetivo de melhorar o turismo local”.
O Conselho Municipal de Turismo – COMTUR – será composto por representantes dos seguintes órgãos e entidades:
- Secretaria Municipal de turismo e Desenvolvimento do Comércio e Indústria;
- Secretaria Municipal de Esportes e lazer;
- Secretaria Municipal de Cultura;
- Secretaria Municipal de Planejamento e Coordenação;
- Secretaria Municipal e Agricultura e Meio Ambiente;
- Secretaria Municipal de Obras Públicas;
- Um representante de cada instituição Pública de Ensino Superior instalada no município;
- Um representante do Sindicato das Indústrias e Comércio de Bordado de Ibitinga;
- Dois membros indicados pelo Prefeito Municipal de Ibitinga;
- Um representante das agências de turismo;
- Um representante da Associação Comercial e Industrial de Ibitinga;
- Um representante do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE;
- Um representante do Sindicato Rural;
- Um representante dos meios de hospedagem, bares e restaurantes;
- Um representante dos bacharéis e estudantes de turismo organizados;
- Um representante de organizações não-governamentais – ONG´s – localizadas no município de Ibitinga, cujos objetivos contemplem as atividades relacionadas com o turismo;
- Um representante dos Clubes Náuticos;
- Um representante do artesanato local;