No início deste mês, entre os dias 04 e 05 de agosto, o Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga (SRI), em parceria com o Senar-SP, realizou o curso de Processamento Artesanal de Frutas e Hortaliças.
O curso contou com 16 participantes, que tiveram uma hora e meia de aula teórica e, em seguida, passaram a arte prática, onde cada aluno aprendeu a fazer as receitas da apostila fornecida. Os temas abordados na aula teórica foram: conservação de alimentos pelo uso de calor e higiene (tanto pessoal como de utensílios, equipamentos, local, e embalagem). Destacando a alimentação entre as necessidades básicas de todo homem (alimentação, vestuário, habitação, água e oxigênio), o curso buscou oferecer aprendizado sobre o processamento artesanal de frutas e hortaliças, consideradas principais fontes de vitaminas e sais minerais para nossa alimentação.
A instrutora, Maria de Fátima Caetano Prado, comentou a importância do aprendizado de armazenamento das frutas e hortaliças durante o período de safra, por meio de processamento térmico em vidro, como uma forma de garantir sua conservação, com segurança, pelo período de até um ano. “Isso possibilita utilizar o alimento da safra por muito mais tempo”, ressaltou.
Maria Isabel de Souza Lima, cozinheira da escola Victor Maida, resolveu aperfeiçoar seus conhecimentos e não se arrependeu da participação no curso. Interessada em se desenvolver como produtora rural, Maria Madalena Barca Teixeira Sostena, participou deste e de outros cursos oferecidos pela parceria SRI e Senar-SP. “Sempre fico encantada com a facilidade de manusear os produtos que esses cursos demonstram”, afirmou.