No último final de semana o blog do jornalista Cristiano Guirado completou 90 dias no ar. E justamente no dia em que completou três meses de atividades, registrou seu acesso de número quatro mil. “Estou muito satisfeito com a audiência do blog, até porque ele não é nada genérico. É bastante intimista e com a divulgação restrita ao Facebook e aos meus contatos de e-mail”, diz Guirado. “Conheço muitas páginas que tem mil acessos diários, mas são páginas de futilidades, com foto do sujeito na balada e outras amenidades. Pelo conteúdo que eu publico, considero que cada acesso vale por cem”, brinca
O jornalista lembra que o blog surgiu como uma espécie de divã virtual, parte de uma terapia. “Eu sofro de depressão e transtornos de ansiedade. Em abril tive seguidos episódios de ataques de pânico, fui hospitalizado e afastado do trabalho”, lembra. “Nesses quase quinze dias de afastamento descobri que me faria muito bem se fizesse alguma coisa que não fosse jornal”, conta.
Sem uma crise de pânico desde maio e firme no tratamento, ele agora planeja fazer encontrar no blog parte de sua produção literária e suas ideias de militância. O Blog do Guirado é um misto da vocação de seu administrador – a comunicação – com as coisas que ele aprecia e pensa. Lá o internauta vai encontrar matérias jornalísticas em primeira mão – “de vez em quando, se não eu sou demitido”, brinca –, como também análises da cultura pop, da política, da sociologia em geral e, é claro, sobre futebol.
Uma das coisas que o jornalista mais ressalta na atuação do blog é a sua militância pessoal. “Sempre fui um ativista anti-mediocridade. Acho que a mediocridade é o mal do século e afeta não só a cultura e as artes, mas todas as áreas de produção e o pensamento social em geral”, finaliza.
Conheça.
www.blogdoguirado.wordpress.com
facebook.com/jornalistacristianoguirado