O Serviço de Saúde (SAMS) conseguiu uma evolução no atendimento aos exames de ultrassonografia e ecocardiograma para pacientes de Ibitinga. Segundo a Prefeitura, os dados de atendimento mostram que em 2010 esses setores conseguiram ultrapassar as metas estipuladas pelos órgãos estaduais e federais.
Em destaque, em 2010, os exames de ecocardiograma, que saltaram de 150 em 2009 para 370 em 2010. Assim, mais pacientes puderam fazer os exames de diagnóstico do coração e prevenir e tratar importantes doenças cardíacas. Aliado ao trabalho de nutrição e reabilitação alimentar, 2010 trouxe muitos benefícios para os pacientes que precisaram de tratamente nesta área.
Outro setor importante de exames em 2010 foi o de ultrassonografia, que pode detectar câncer de próstata, de mama e de tireóide, por exemplo. Em 2010 foram realizados 93 exames, 20 a mais do que a meta estipulada pelo SAMS.
As melhorias estão agendadas também para este ano de 2011. A prefeitura anúnciou que está preparando a implantação de um aparelho de ultrassonografia, que irá reduzir as viagens de pacientes e consequentemente o custo com viagens para a realização dos exames, que são realizados na sua grande maioria na cidade de Jaú.