O sabor do sorvete itapolitano marcou presença através da equipe de sorveteiros de Itápolis que conquistaram com muita garra e trabalho o 3º lugar no III Campeonato Nacional "Sorveteria Brasileira", realizado em Gramado no Rio Grande do Sul.
A disputa aconteceu durante três dias na Febrachoco 2012, onde competidores de todo o país, divididos em equipes de três pessoas, produziram receitas ao vivo e apresentaram para um júri formado por profissionais do setor.
Nesta edição, a competição fez parte do Salão do Sorvete, promovida pela Febrachoco em parceria com a Editora Publitec Brasil – Revista Sorveteria e Confeitaria. O Campeonato que está na terceira edição, já foi realizado em São Paulo, Belo Horizonte e, agora, em Gramado, com o tema: “Frutas Brasileiras”.
As equipes participantes apresentaram ‘obras’ nas categorias “Taças decoradas para serviço à mesa”, “Torta gelada”, “Cuba Decorada”, “Cone de sorvete” e “Escultura de Chocolate”. Foram considerados aspectos artísticos, degustação, originalidade e o corte, no caso da torta.
A competição movimenta e qualifica o setor, pois de acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Sorvete – ABIS, o mercado do sorvete, assim como o do chocolate, está em expansão no Brasil, somando um crescimento de 70% no consumo de sorvete, nos últimos oito anos.
A equipe que ficou em primeiro lugar no Campeonato, era formada por integrantes do curso de Gastronomia do Senac - Centro Universitário Campus Santo Amaro de São Paulo e a segunda colocada foi a equipe do curso de Gastronomia da UNICSUL - Universidade Cruzeiro do Sul, também de São Paulo. Provando que a atuação da equipe de Itápolis alcançou um ótimo nível de apresentação ao conquistar o terceiro lugar.