O período de verão gera um alerta entre os Bombeiros. Isso porque, é comum que nesta época muitas pessoas saiam de férias e escolham rios ou praias como destino para descansarem. É nesta temporada também, que o número de afogamentos aumenta.
No início deste ano, dia 03 de janeiro, foi registrada uma morte por afogamento no condomínio Altos do Tietê em Borborema. A vítima era um rapaz de 18 anos.
O Comandante do Corpo de Bombeiros Davi José Xavier, responsável pelo atendimento em Ibitinga, Tabatinga, Nova Europa e Borborema, disse que ano passado 3 pessoas foram vítimas de afogamentos em rios. Desta forma, Xavier lembra que os principais cuidados são a moderação nas bebidas alcoólicas e na ingestão de comidas, o uso de coletes salva-vidas e atenção para a profundidade da água. “Se a água passar do umbigo, é sinal de perigo”, explica.
Outro conselho dos Bombeiros diz respeito às pessoas que irão para algum rio, como é freqüente na região de Ibitinga, devido à quantidade de ranchos próximos a rios. Nestes locais é importante estar atento, pois com as fortes chuvas, o rio sobe e as corredeiras mudam de lugar, além de alterações na profundidade, já que com as chuvas, um local que era raso pode se tornar fundo, ou ao contrário.
Para as crianças, o maior cuidado é que estejam sempre acompanhadas por um adulto. Além disso, os pais devem utilizar coletes salva-vidas caso façam algum passeio de barco, e permanecerem atentos ao horário de verão, já que muitas vezes, a pessoas entram na água e quando percebem já anoiteceu.