Na última Sessão Legislativa da Câmara de Vereadores, realizada na noite do dia 08, a secretária de Turismo, Elea Lorenzetti Bocca, usou a tribuna para explicar todo o trabalho que vem sendo realizado na pasta. Segundo Elea, as ações estão sendo voltadas para fomentar o turismo da cidade e conseqüentemente, a economia.
A explanação de Elea foi realizada através de convite dos vereadores. Entre as dúvidas dos vereadores, uma preocuparia senão tivesse sido mencionada: as lojas que estão sendo fechadas na rua José Custódio é resultado de falta de ações em prol do turismo? Para a Secretária não. A conjuntura econômica nacional, aliada as novas tecnologias, como a venda pela internet, pode ter alterado o fluxo de turista para a cidade.
A secretária ainda explicou que Ibitinga tem muitos aspectos turísticos e que estão sendo estudados. Na explanação, ilustrada com vídeos de reportagens e imagens da cidade, a secretária explicou os desafios na área turística e os avanços, como o programa Roda São Paulo, o sucesso da Feira do Bordado, a captação profissionalizante na mão de obra, os destinos turísticos de Ibitinga (como a Cruz do Cigano, Cavalgada) entre outros. Ainda quando questionada, Elea lembrou que a administração está tentando trazer para a cidade um turismo de barcos no Rio Tietê, mas sem data especifica.
Na explanação, a secretária ainda foi questionada pelos vereadores sobre diversos outros aspectos, como o aproveitamento dos alunos dos Cursos de Turismo da Faibi, a geração de emprego e os cursos voltados para qualificar os trabalhadores locais. Segundo a secretária, diversas ações estão sendo voltadas para melhorar estas questões, mas sem prazo para serem implantados.