O Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, em parceria com o Senar-SP, realizou nos dias 12 e 13 de outubro o curso de Higienização – Processamento Artesanal de Produtos de Higiene e limpeza, , onde foi ensinado o aproveitamento de óleo usado e frutas disponíveis nas propriedades rurais, para confecção de sabão e outros produtos de higiene e limpeza.
Segundo o instrutor, Luiz Carlos Mapelli da Silva, os aprendizados práticos do curso auxiliam o aluno a agregar valor a sua produção. “No primeiro dia fizemos sabão sólido com polpa de frutas, inclusive de abacate que é bastante interessante, e no segundo dia, produzimos fórmulas líquidas (solapam, amoniacal e detergente), sabão líquido, amaciante caseiro e álcool em gel”, explicou Luiz Mapelli.
A aluna Maria Isabel de Souza Lima acredita que o curso será útil no seu dia a dia, e pretende aprender mais para reciclar produtos e cuidar da natureza.
Por indicação de uma amiga, Aparecida Catarina Reina Pereira, que já está habituada a fazer sabão, também fez o curso e aprovou. “Na cidade onde morava fiz outros cursos do Senar e este é o primeiro que estou participando em Ibitinga. Foi útil”, comentou.
A bordadeira Márcia Cristina Vincentino achou as explicações claras e pretende colocar logo em prática o que aprendeu. “Vou utilizar os ensinamentos para uso próprio e passar o que aprendi para minha família. Esse foi o primeiro curso que fiz do sindicato e gostei muito”, concluiu.