Ibitinga, Sexta, 26 de Abril de 2024
Anatel recruta voluntários para medir a qualidade e velocidade da internet
Programa de aferição testa conexão do serviço das prestadoras no Brasil. Participação no teste é gratuita e interessados devem cumprir medidas.

O programa de aferição de qualidade da banda larga brasileira recruta internautas voluntários que tenham interesse em medir com precisão a qualidade da conexão no país. Cidadãos e empresas de todos os estados brasileiros podem participar. Não há pagamento, mas também não há custo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), responsável por medir e acompanhar os indicadores de qualidade da conexão banda larga em todo o país, recomenda que a medição seja feita pelosite da Entidade Aferidora da Qualidade (EAQ).

Entre os requisitos solicitados para que os voluntários participem do programa de aferição estão a necessidade de possuir uma conexão fixa de banda larga de uma das operadoras avaliadas. São elas: Oi, Net, Vivo, GVT, Algar Telecom, Embratel, Sercomtel e cabo.

Além disso, é preciso utilizar um roteador para se conectar ao serviço de banda larga, ter uma tomada adicional próxima ao aparelho ou onde pretenda conectar o equipamento. Nesse caso, o cabo de rede deve estar conectado entre o equipamento e seu roteador. Será fornecido um cabo de um metro para essa conexão.

Os interessados em participar do programa também não podem ser funcionário das prestadoras monitoradas, devem se comprometer a nunca desconectar o equipamento ou o roteador da operadora para não prejudicar as medições.

A configuração do equipamento também não deve ser alterada e a EAQ deve ser notificada caso ocorra mudança da operadora prestadora do serviço de banda larga. É preciso também devolver o equipamento à EAQ se não desejar mais participar do projeto. A entidade será responsável pelos custos de postagem do retorno do equipamento.

Como fazer o teste de velocidade
Antes de iniciar o teste o internauta deve fechar todos os programas e aplicativos que estão sendo utilizados para minimizar a interferência durante o processo. Os programas que não utilizam conexão com a internet também devem ser fechados, pois podem interferir no resultado.

Por meio do link, é possível inclusive criar um documento que pode ser enviado à operadora, para questionamentos. Um detalhe importante é a instalação do plugin Java na máquina, essencial para o funcionamento do teste.

Lentidão
Alguns fatores podem contribuir para piorar a velocidade da internet. Veja abaixo quais são eles e como resolver:
- ter vários programas abertos ao mesmo tempo, feche alguns;
- falta de memória RAM - para resolver esse problema, pode-se fazer um upgrade na máquina, que custa de R$ 50 a R$ 100;
- existência de vírus - verifique se a queda brusca na velocidade não é o antivírus que começou a rodar automaticamente. Alguns programas têm um sistema de verificação agendada e o começam a funcionar repentinamente;

Procon
As reclamações sobre a velocidade da internet podem ser feitas no Procon, órgão de defesa do consumidor. Confira abaixo o endereço em três cidades.

Araraquara
Avenida Duque de Caxias, 242, Centro
Contato (16) 3335-9665 / 3331-5534

Rio Claro
Avenida 5, 345, Centro
Contato: (19) 3533-2070 / 3534-7792 / 3532-1550

São Carlos
Avenida São Carlos, 1.800. Centro
Contato: (16) 3362-1180 / 3307-6440

G1

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546