Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Clarice Lispector tem sua obra em destaque em Araraquara
Uma das importantes escritoras do Brasil, Clarice Lispector tem sua obra em destaque em mostra que começou nesta terça, com o filme ?A Hora da Estrela?

Nascida na Ucrânia, Clarice Lispector mudou-se para o Brasil quando pequena para morar em Maceió, Alagoas. Em 1924, a família mudou-se para o Recife. Lá, Clarice passou a frequentar o grupo escolar João Barbalho.

Em 1939, ingressou na faculdade de direito, formando-se em 1943. Trabalhou como redatora para a Agência Nacional e como jornalista no jornal A Noite. Assim começou efetivamente seu envolvimento com as letras.

Seu primeiro romance foi publicado em 1944, "Perto do Coração Selvagem". No ano seguinte, a escritora ganhou o Prêmio Graça Aranha, da Academia Brasileira de Letras. Até o ano de sua morte, ocorrida há 35 anos em virtude de um câncer, publicou diversas obras, ganhou inúmeros prêmios e tornou-se uma das mais influentes escritoras brasileiras de todos os tempos.

E, a partir desta terça-feira, parte de sua obra ganha destaque por meio da mostra "Clarice disse: uma homenagem a Clarice Lispector", do Sesc Araraquara, que reúne cinema, leitura dramática e palestra. As atividades, todas gratuitas, começam nesta terça-feira, com a exibição do filme "A Hora da Estrela", uma das mais famosas obras da autora. A exibição será às 20h, no Teatro da unidade. 

Produzido em 1985, "A Hora da Estrela" conta a história de Macabéa (Marcélia Cartaxo), uma imigrante nordestina, que vive em São Paulo. Ela trabalha como datilógrafa em uma pequena firma e vive em uma pensão miserável, onde divide o quarto com outras três mulheres. 

Ela não tem ambições, apesar de sentir desejo e querer ter um namorado. Um dia, ela conhece Olímpico (José Dumont), um operário metalúrgico com quem inicia namoro. Só que Glória (Tamara Taxman), colega de trabalho de Macabéa, tem outros planos após consultar-se com uma cartomante (Fernanda Montenegro).

Leitura e palestra

Na quarta-feira, às 20h, na Área de Leitura, a atriz Maria Clara Guim faz uma leitura dramática do livro ‘A Hora da Estrela’. Logo após, Nicole Algranti, sobrinha-neta de Clarice, comenta a obra da escritora e curiosidades da criação literária. 

Professor e jornalista, Antonio Cassoni comentará, na quinta-feira, às 20h, também na Área de Leitura, três importantes obras da escritora, ‘A paixão segundo GH’, ‘A Hora da Estrela’ e o livro de contos ‘Laços de família’.

Programe-se

Terça-feira
Cinema
‘A Hora da Estrela’
20h
Teatro do Sesc
Grátis

Quarta-feira
Leitura dramática
‘A Hora da Estrela’
Com Maria Clara Guim e Nicole Algranti
20h
Área de Leitura
Grátis

Quinta-feira
Palestra
Obras de Clarice 
Com Antonio Cassoni
20h
Área de Leitura
Grátis

 

Tribuna Impressa

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546