Por determinação da Justiça do Trabalho de Itápolis, a prefeitura de Ibitinga incorporou nos salários dos servidores municipais uma diferença salarial. Foram beneficiados 113 servidores, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura. A ação foi proposta na Justiça pelo SINDISERV (Sindicatos dos Servidores Públicos Municipais da Estância Turística de Ibitinga), em 2007.
Desde outubro de 2012, a decisão estava para ser cumprida, e agora no último dia de fevereiro, ocorreu de fato. De acordo com o ex-presidente do SINDISERV, Amós Chiquesi, a ação é prevista para beneficiar todos os funcionários públicos municipais, que segundo ele é cerca de 1.300, mas isso não ocorreu. “O prazo determinado pele Justiça foi cumprido, mas agora os advogados estão entrando com um outro pedido, para que todos os funcionários sejam contemplados”, comentou Amós. Segundo ele, outra questão que gira em torno da incorporação de salários e que ainda não foi resolvida, são os valores atrasados referentes a essa equiparação salarial, que somados gira em mais de R$ 30 milhões.
A ação foi proposta em 2007 baseando-se em um efeito de isonomia. Na época, a Câmara Municipal aprovou um aumento salarial para os servidores em torno de R$ 40,00. O valor representava para alguns 5% de aumento, para outros 1% e assim por diante nas diferenças, o que gerou um efeito de isonomia nos salários dos servidores. A prefeitura não revelou o valor total da incorporação salarial dos servidores beneficiados neste dia 28.