No último dia 21 de fevereiro aconteceu no Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga uma palestra de Sensibilização do Programa Turismo Rural. Estiveram presentes a vice-prefeita Cristina Arantes, o coordenador de cursos do Senar-SP Paulo José Cardoso e o presidente do sindicato Frauzo Ruiz Sanches.
A reunião foi uma oportunidade para os presentes conhecerem o programa. A instrutora Ângela Barbieri Nigro apresentou o curso, que começa este mês e conta com 10 módulos. Também esclareceu as dúvidas dos interessados e comentou a importância do programa para os estudantes do curso de Turismo, que podem agregar conteúdos com a realização paralela de um curso teórico e pratico. “O programa mostra a realidade dos produtores rurais, através da vivência”, afirmou.
Barbiere ressaltou que Ibitinga é uma Estância Turística reconhecida pelo Bordado, mas que também deve dar atenção para outros projetos que possam agregar valor ao munícipio. “O município possui uma ruralidade explícita. O Pantaninho é um recurso ímpar de Ibitinga, por isso, é essencial que se explore o Turismo Rural, desenvolvendo projetos diversos como hospedagem e atividades em áreas naturais”, explicou.
O programa Turismo Rural já contou com cerca de 60 participantes em suas últimas edições e este ano está na sua quinta turma, com 23 participantes. Uma novidade na edição 2013 é que o programa será realizado no município de Cambaratiba, por ser uma região bem propícia ao desenvolvimento da atividade, com fortes características rurais.
A vice-prefeita, Cristina Arantes, comentou os benefícios que o programa Turismo Rural podem representar para a cidade no futuro. “O Turismo Rural pode gerar novas oportunidades e renda para os produtores rurais”, garantiu.