Nesta terça-feira (19), acontece a vigésima edição da “Caminhada Penitencial Luminosa – Rumo a Cruz do Cigano”. A comunidade católica está ansiosa para participar do evento tradicional da cidade, que antecipa a programação da Semana Santa, durante o período da Quaresma.
O trajeto, de aproximadamente 3 km, será modificado pela 1ª vez, segundo a organização do evento. A saída será às 19:30 hs da Igreja São José, na rua Gama Cerqueira, rumo a Cruz do Cigano. A romaria segue pela rua Maria Geraldina da Mota, acesso ao ‘Córrego Água Quente’ seguindo a Estrada Municipal, até a ‘Cruz do Cigano’ (foto), onde acontece a cerimônia religiosa campal, celebrada pelo Padre Lorival Antônio de Moraes, da ‘Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus de Ibitinga’.
Tradição
A tradicional caminhada começou em 1994, por iniciativa de Itálico Sebastião Moreale, com o apoio do Pe. Marcos Antônio Simões Pião. Na época o vigário Paroquial era o Pe. Lorival Antônio de Moraes,
Há mais de cem anos, o folclore da cidade incorporou o “Cigano”, como uma lenda no município, sendo um símbolo cristão. A figura do Cigano tornou-se tão popular em Ibitinga que, desde 1934, denomina uma vila, ‘Bairro da Cruz do Cigano’, onde uma cruz marca a sua morte. Em 2012, foi instituída a ‘Semana do Cigano de Ibitinga’, através da Lei Municipal nº 3.583/12.