Moradores dos 16.805 domicílios de Ibitinga, que possuem energia elétrica, podem consultar os descontos na conta de luz por meio da internet. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) disponibilizou ferramenta que permite aos consumidores verificar se os descontos anunciados pelo governo estão sendo aplicados corretamente na conta de energia.
O cálculo pode ser feito no site www.energiaprecojusto.com.br. Para saber o porcentual da redução, o internauta deve selecionar o Estado, a distribuidora, o nível de tensão e o tipo de tarifa – residencial, baixa renda ou rural. Também é preciso fornecer o consumo realizado no mês em quilowatts por hora. Normalmente, este número vem na própria conta de luz. A ferramenta calcula qual o porcentual de desconto que foi aplicado, o valor atual da tarifa e quanto sairia sem a redução. Ainda é possível consultar o valor e o porcentual dos impostos incididos na conta
A assessoria de imprensa da CPFL Paulista informa que a redução tem se refletido nas contas de energia que englobam a leitura do consumo a partir de 24 de janeiro, de acordo com a data de faturamento de cada unidade consumidora.
Segundo a concessionária, os dias que antecederam a data foram faturados com a tarifa anterior, enquanto que os dias após 24 de janeiro têm sido contabilizados com a nova tarifa. A CPFL Paulista ainda relata que o valor do quilowatts/hora da energia elétrica é de R$ 0,28.
Segundo o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dos 16.825 domicílios em Ibitinga 16.805 têm energia elétrica.