Neste ano, até agora, já foram ministrados 04 cursos no Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga em parceria com SENAR/SP, em um total de 31 cursos (ações pontuais), 05 programas e 04 eventos que serão realizados durante o ano de 2011.
Os cursos oferecidos pelo SENAR atendem as necessidades do homem do campo. São definidos pela equipe de profissionais da entidade que organizam o curso buscando sempre o desenvolvimento do homem que atua no meio rural.
Com foco em qualificar o produtor e o trabalhador rural para diversas atividades profissionais, o Sindicato vai realizar em 2011 cursos de Hidráulica, Pedreiro, Operação e Manutenção de Motoserra, entre outros. Nesta semana foi a vez do curso de eletricista.
O curso foi ministrado pelo instrutor do SENAR/SP, João Manuel dos Santos. Aproximadamente 16 interessados participaram na sede do Sindicato Rural em Ibitinga, com direito a apostila, orientações técnicas, aulas práticas e alimentação.
Eletricidade é tão essencial em nosso estilo de vida desde o tempo em que nós acordamos até a hora de irmos dormir, principalmente à noite em que todos nós fazemos uso de aparelhos elétricos e para as atividades agrícolas, que cada vez mais exigem tecnologia e energia.
É interessante e desafiador ser um eletricista. Todas aquelas pessoas que gostam de enfrentar desafios querem seguir esta profissão. Quanto mais as pessoas se tornam dependentes de aparelhos elétricos a procura por eletricistas aumenta. Trabalhar nesta área exige uma grande responsabilidade e envolve alto risco.
Com linguagens simples os cursos oferecidos no SRI priorizam a prática aliando conhecimentos técnicos ao trabalho diário dos produtores e trabalhadores rurais.
Por isso, durante as aulas, o instrutor abordou diversos assuntos entre eles: sistema elétrico e como efetuar serviços de instalações elétricas em baixa tensão nas propriedades rurais.
Os participantes aprenderam ainda, noções básicas sobre eletricidade, instalações elétricas, materiais utilizados nas instalações elétricas, ferramentas e instrumentos necessários e técnicas de instalações.
Lembrando que os alunos também aprenderam algumas precauções para realizar este trabalho com segurança. Todo eletricista tem que tomar todas as precauções de segurança ao fazer o trabalho. Não pode ter erros em suas tarefas, pois até mesmo um erro pequeno pode custar sua vida.