A Secretaria de Estado da Cultura anunciou nesta semana o início das atividades do Circuito Cultural Paulista, que começa a partir do dia 11 de março. As apresentações irão até o mês de novembro, e espetáculos de circo, teatro e de música e dança estão programados para serem apresentados em 70 cidades do estado, tudo com entrada franca. As datas de apresentações para cada cidade ainda não foi divulgada, mas uma boa noticia: Ibitinga está entre as cidades que irão ser prestigiadas pelo programa.
O Circuito Cultural Paulista, programa realizado pela Secretaria de Estado da Cultura em parceria com as prefeituras dos municípios envolvidos, chega ao seu quinto ano em 2011. Ao todo serão oito meses de atividades culturais gratuitas e cerca de 700 atrações. Entre os destaques da programação de março e abril estão espetáculos circenses do grupo Circo Vox: Curta Temporada, em Guairá, e Nostalgia, em Atibaia. Vale conferir também o espetáculo teatral Análise Comportamental e Crítica da Música Eduardo e Mônica, com direção de Fernanda D’Umbra, em Valparaíso. E o show da dama do samba paulista, Dona Inah, em Ibitinga.
“A proposta do Circuito Cultural Paulista é a formação de público e o acesso à diversidade artística pela população de diversas cidades do Estado. Uma forma de levar cultura de qualidade e de forma acessível para a população de todo o Estado”, afirma Andrea Matarazzo, Secretário de Estado da Cultura.
Os municípios participantes e que recebem pelo menos um evento cultural por mês são Andradina, Valparaíso, lha Solteira, Mirandópolis, Guairá, Agudos, Dois Córregos, Jaú, Lençóis Paulista, Lins, Americana, Atibaia, Bragança Paulista, Cabreúva, Capivari, Espírito Santo do Pinhal, Itatiba, Nova Odessa, Pirassununga, Santa Bárbara D’Oeste, São José do Rio Pardo, Ibitinga, Matão, Orlândia, Guararema, Jandira, Mogi das Cruzes, Santa Isabel, Santana de Parnaíba, Assis, Garça, Ourinhos, Paraguaçu Paulista, Pompéia, Santa Cruz do Rio Pardo, Tupã, Adamantina, Dracena, Lucélia, Martinópolis, Presidente Epitácio, Regente Feijó, Iguape, Miracatu, Registro, Brodowski, Monte Alto, Santa Rosa do Viterbo, São Simão, Serrana, Sertãozinho, Catanduva, Fernandópolis, José Bonifácio, Monte Aprazível, Santa Fé do Sul, Votuporanga, Bananal, Ilha Bela, Lorena, Pindamonhangaba, São Sebastião, Avaré, Capela do Alto, Itapetininga, Piraju, Salto, São Manuel e Taquarituba.