Na última quinta-feira (04), por volta das 19:30 horas, a cerimônia de abertura da exposição “Fotos de Ibitinga” reuniu alunos e professores da FAIBI, além de populares. O acervo reúne mais de 100 fotos de prédios antigos da cidade, e ficará exposto ao público até o dia 30, das 9:00 às 17:00 horas.
As fotos foram produzidas e catalogadas pelos alunos do 2º ano do curso de Turismo da FAIBI (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ibitinga). As fotos têm como objetivo, levar para o visitante a experiência de comparar os imóveis antigos da cidade, com os atuais, modernos. Segundo o professor de Turismo, André Luiz Zani, a ideia surgiu para preservar a memória da história da cidade. “Os prédios antigos estão sendo destruídos. A idéia foi de preservar e aí eu passei para os alunos”, explica. O professor também explica que a cidade tem imóveis preservados, como a biblioteca municipal e a escola Victor Maida. “Antes havia um conselho municipal de preservação que até tombou como patrimônio a biblioteca, mas há muito tempo ninguém fala mais nada, caiu no esquecimento”, avalia. “Se não existe lei para preservar, tende a desaparecer”, observa o professor.
A vice-diretora da faculdade, a professora de matemática Maria Elisa Furquim Pereira Nakamura, acredita que a Câmara acertou em ceder o espaço para a exposição, pois valoriza a preservação histórica da cidade. “O resgate histórico de uma comunidade é importante porque fortalece as nossas raízes. Saber quem fomos ajuda a construir um lugar melhor, valorizar a cultura”, explica.
As fotos
“No início do projeto o acervo de fotos chegaram a ser mais de mil”, explicou o aluno José Marcos Ricardo da Silva, que diagramou o álbum que foi encartado e também está disponível na exposição. Depois de separadas, cerca de 500 foram expostas para o público, todas com indicação de local (endereço) e a finalidade do prédio, como por exemplo, os imóveis que abriga atualmente a biblioteca e a Câmara Municipal. Ao todo 15 alunos foram envolvidos no processo.
Também participaram da cerimônia, o presidente da Câmara, Dr. Marcel Pinto da Costa, o diretor da FEMIB, (Fundação Educacional Municipal da Estância Turística de Ibitinga) Agnaldo Ferrari, o vereador Guilherme de Souza Martins, além de outros professores, funcionários e alunos da faculdade.
A exposição está aberta ao público na Câmara Municipal, na avenida Dr. Victor Maida, 563. Mais informações pelo fone (16) 3352-7840.