O Urus, um protótipo de utilitário esportivo apresentado pela Lamborghini durante o Salão do Automóvel de Pequim do ano passado, será fabricado a partir de 2017. A produção do SUV conceito foi confirmada no último fim de semana por Rupert Stadler, o atual presidente da Audi, durante as celebrações do 50º aniversário da Lamborghini, em Sant'Agata Bolognese, cidade-sede da montadora, no norte da Itália. A Lamborghini foi adquirida em 1998 pela Audi, que por sua vez, integra o conglomerado Volkswagen. Com o anúncio da fabricação do Urus, a marca italiana encerra um jejum de duas décadas na produção de SUVs. O primeiro e único jipão da marca foi o LM002, que teve pouco mais de 300 exemplares fabricados entre 1986 e 1993 e era equipado com um motor V12 de 5.167 cm³ e 48 válvulas. Ele despejava nada menos que 455 cv para as rodas.
Na ocasião de sua exibição, em abril de 2012, o Urus teve poucas informações divulgadas. Entre elas a de que o protótipo possui quatro assentos individuais e é impulsionado por um motor com 600 cavalos de potência e que está associado a um câmbio automático com embreagem de disco duplo. A tração é 4x4 permanente, as rodas medem 24 polegadas e tem suspensão independente e ajustável. O veículo traz ainda quatro saídas de escapamento, difusor de ar e aerofólio traseiros. A Lamborghini também estaria trabalhando em uma versão híbrida do Urus. Nele um motor V8 atuaria em conjunto com um gerador elétrico para entregar uma potência combinada de 680 cv. O presidente da montadora, Stephan Winkelman, teria admitido anteriormente que o SUV poderia vir com uma segunda opção de motorização, mas não deu detalhes sobre ela. Veja.