Ibitinga, Segunda, 25 de Novembro de 2024
Brasil exportou quase 50% menos algodão em maio deste ano na comparação com 2012
Os dados são Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e foram divulgados na quinta-feira (16)

As vendas externo do algodão brasileiro estão abaixo dos números atingidos no ano passado. Até a segunda semana de maio, o país exportou 9,9 mil toneladas de algodão, uma queda de 48,1% em relação a maio de 2012. Os dados são Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e foram divulgados na quinta-feira (16).

Considerando sete dias úteis, a média diária exportada é de 1,4 mil toneladas de algodão, volume 6,7% menor frente a média diária exportada em abril último, quando o Brasil vendeu, por dia, 1,5 mil toneladas de algodão. O país vendeu, em média, 2,70 mil toneladas de algodão por dia em maio. 

Commodity mais valorizada

No entanto, a commodity está mais valorizada. Atualmente, a tonelada de algodão é vendida no mercado externo por R$ 1.938,80, 1,9% mais caro do que era vendido em abril último e 4,5% a mais que no mesmo período do ano passado.

A diminuição da área brasileira plantada com algodão nessa safra e a consequente oferta restrita do produto é o que vem puxando as cotações para cima desde o início do ano, tanto no mercado interno quanto externo.

Brasil deve importar algodão

Além disso, o Brasil deve importar mais algodão esse ano. De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a expectativa é que o país compre, nessa temporada, 180 mil toneladas de algodão, frente as 3,5 mil toneladas compradas no ciclo anterior.

Portal do Agronegócio

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546