As vendas do comércio brasileiro na semana que antecede o Dia dos Namorados devem aumentar 5% neste ano sobre o mesmo período de 2012, de acordo com estimativa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), divulgada nesta terça-feira (21). No ano passado, a alta foi maior, de 9,08%.
As duas entidades contam juntas com mais de 800 mil pontos de vendas credenciados em todo país.
O presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, avalia, em nota, que o consumidor neste ano está se comportando de maneira diferente. "O comércio já consegue sentir a substituição de presentes físicos por serviços. Assim, a aposta de crescimento é maior no segmento de bares, restaurantes, hotéis e motéis”, avalia.
Gasto médio
De acordo com a CNDL e o SPC Brasil, o gasto médio do consumidor brasileiro deve ser de R$ 100.
Entre os produtos mais procurados nas lojas durante as compras estão os itens de vestuário, calçados, perfumaria, floricultura, jóias e bijuterias.
O Dia dos Namorados é a terceira data mais lucrativa para o comércio, atrás do Natal e do Dia das Mães, diz a CNDL.
G1