O preço do etanol disparou a ponto dos consumidores, proprietários de carros flex, não se preocuparem em fazer as contas, para saber se compensa ou não abastecer com gasolina. Em Ibitinga o preço do etanol foi reduzido em alguns postos na quinta-feira, mas ainda está acima dos preço praticados anteriormente.
A combustão de gasolina é mais lenta que a do etanol, ou seja, com gasolina o carro consome menos para ter o mesmo desempenho. Para saber se compensa abastecer com etanol ou gasolina, é necessário fazer uma conta simples: divida o preço do etanol pelo preço da gasolina, depois multiplique o resultado por 100. Se o resultado for igual ou menor que 70, o compensa abastecer com etanol. Se o resultado for acima, compensa abastecer com gasolina.
Porém, os preços de combustíveis na região onde o jornal Folha de Ibitinga circula, revelam que proprietários de carros flex não tem nenhuma vantagem em abastecer com etanol. Seguindo os preços praticados pelos postos na última quinta-feira (24), em média , Ibitinga tem o pior índice 83,91%, seguida por Borborema 82,67%, depois Tabatinga com 81,32% e Itápolis 80,89%.