O grupo de cavaleiros “Os Tropeiros de Ibitinga”, chegaram em Ibitinga na última terça-feira (17), depois de 16 dias consecutivos de estrada. O percurso, que começou em Ibitinga no dia 02, às 9:00 horas, terminou no dia 16, ao meio dia, na cidade de Aparecida (SP). O trajeto de 680 quilômetros de estrada, só pra ir, foi recompensado. Segundo os organizadores, no dia 17, às 9:00 horas, uma missa na basílica de Aparecida, reconfortou os cavaleiros. Eles subiram no altar carregando a imagem de Aparecida.
“A cavalgada foi melhor do que nós pensávamos. Foi um sucesso, além da cavalgada a prefeitura também incluiu a cavalgada no calendário de eventos da cidade”, explicou. o coordenador do evento, José Pedro Bósio.
O caminho de volta, os cavalos e mulas vieram em caminhões que serviram de apoio. Já os cavaleiros, voltaram de van.
Trajeto
Segundo um dos membros da organização do evento, o escritor e fotógrafo Moacir Fávero, todos os detalhes que envolveram os desafios já foram pré-definidos. Entre eles, os locais de cada parada, tanto para dormir, como para cada refeição (que foi preparada durante o trajeto; comida típica de tropeiros). Segundo Moacir, cada cavaleiro utilizou dois animais.
O roteiro também foi um desafio, tanto na paisagem, como na arte de localização geográfica. “Em Campos de Jordão, perto da Pedra do Baú, na Serra da Mantigueira, a altitude era de 1.918 metros de altura em relação ao nível do mar. Para se ter ideia, Ibitinga fica a 491 metros”, comentou Moacir, sobre um dos trechos de regiões montanhosas.
As últimas três paradas da comitiva, segundo Moacir, foram nas cidades de Toledo (MG), São Bento do Camanducaia (MG) São Bento do Sapucaí (MG), Campos do Jordão (SP), e Potim (SP).
O grupo de cavaleiros foi formado por 17 pessoas. Alguns, da cidade de Araras, que aproveitou a carona da comitiva Ibitinguense. No grupo de Ibitinga foram: Zé Pedro, Batuta, Dimão, Zé de Campinas, Ivanil, Marcos Santesso (cavaleiros).
A façanha foi realizada com o apoio da Prefeitura Municipal, Senar, Sindicato Rural, Tratoribi, GRA, Lavive, Reluz Moda Exclusiva.