Desde 2005, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) aprovou a utilização do extintor de incêndio automotivo com pó ABC. O Contran prevê que os carros produzidos no país, ficaram mais seguros contra princípios de incêndio depois do uso dos extintores ABC. Os extintores passaram a ser inseridos nos veículos fabricados a partir de 2005.
Antes da inserção dos extintores ABC no mercado, os veículos saíam da fábrica com os extintores BC, que a sigla refere-se aos extintores como: B compreende a ser usado contra os combustíveis líquidos inflamáveis, como óleo, gasolina, álcool e outros. E a classe C é composta para ser usado em materiais elétricos energizados, que no automóvel são exemplificados pela bateria do carro, fiação elétrica e outros dispositivos elétricos. Além do maior benefício contra o fogo, os novos extintores tem outra característica importante: a validade. Segundo Maria da Silva Xavier, da empresa Extinfogo, a validade dos novos extintores é de 5 anos. “Os extintores BC que vinham de fábrica nos automóveis fabricados até 2004, tinham validade de aproximadamente 3 anos, e os recondicionados, apenas 1 ano. Essa mudança, é boa, pois oferece um extintor mais seguro, potente e com prazo de garantia maior”, explica a gerente da Extinfogo. A mudança é que os antigos extintores BC utilizam pó químico seco a base de bicarbonato de sódio, já os extintores ABC utilizam pó químico a base de amônia e sulfato de monoamônio. Outra característica importante é a validade do cilindro. Antes, o extintor quando era usado, o cilindro poderia ser reaproveitado. Agora, com a nova carga extintora, o cilindro passa a ser descartável, ou seja, após utilizado o seu conteúdo, não é mais passível de recarga ou recondicionamento.
Segundo o Detran SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), os motoristas além de diferenciar os extintores BC e os ABC, devem ficar atento a legislação. O motorista que for pego sem extintor ABC, que é um item obrigatório, ou com o extintor vencido, comete infração grave, e leva multa de R$ 127,69 e cinco pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).