Mesmo sendo pequenas para os olhos, a castanha do Pará possui uma quantidade enorme de vitamina mineral, que é extremamente importante para manter um corpo saudável. A castanha do Pará repõe a quantidade do nutriente necessária de selênio para combater o envelhecimento celular, causado pela formação natural das moléculas dos radicais livres, que insistem em danificar as células humanas.
Um estudo da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, comprova que a ingestão diária de duas castanhas do Pará, eleva em 65% o teor de selênio no sangue. Infelismente os neozelandeses não usaram a legítima castanha do Para, produzida no Brasil. As castanhas produzidas no norte e no nordeste brasileiro são tão ricas em selênio que bastaria uma unidade para tirar o mesmo proveito de duas das castanhas produzidas em outros países, que foi usada na pesquisa. A recomendação é de que um adulto consuma, no mínimo, 55 microgramas por dia. O selênio é essencial para acionar enzimas que combatem os radicais livres, e liga algumas proteínas já existentes em nosso corpo para formar essas enzimas antioxidantes. Sem a atuação do selênio no nosso corpo, as enzimas ficam sem atividade e, então, deixam de combater os radicais e ainda desguarnecem as defesas do organismo. Outros estudos ainda elevam a potência saudável do uso do selênio na preservação do cérebro, contra o mal de Alzheimer e também da tireóide.
Mas o selênio não é totalmente visto com bons olhos. O uso em excesso provoca alguns riscos. Em excesso, o selênio não vai potencializar sua ação. E o pior: mais cedo ou mais tarde, o exagero rotineiro vai revelar o lado negro da substância. Sim, ele existe: a toxicidade. Isso se a pessoa ingerir mais de 800 microgramas por dia. De vez em quando, dá até para superar a quantidade recomendada. O perigo é comer essas oleaginosas além da conta todo santo dia. Quem experimentar ataques sucessivos de gula poderá sentir dor de cabeça, ficar com as unhas fracas e ver seus cabelos caírem. Mas, em geral, quem come dez castanhas hoje não vai se empanturrar delas amanhã. Para chegar à quantidade de selênio de uma castanha-do-pará (de 5 gramas), você teria que consumir, em média, o equivalente a...
3 filés de frango (100 gramas cada um)
16 pães franceses (50 gramas cada um)
100 copos de leite (200 mililitros por copo)
10 ostras (33 gramas cada uma)
3 latas de sardinha em conserva (130 gramas cada uma)