Os juros mensais da construção de um imóvel podem ser a partir de 0,8 ao mês, caso seja financiado pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social). Segundo o gerente Alex Sandro Leite, gerente de relacionamento de pessoa jurídica do Banco do Brasil, a construção da sede da empresa, ou de um barracão, pode não estar tão longe assim. Segundo o gerente, o crédito é válido para ampliação de imóvel, reforma ou construção, tudo financiado em até 120 meses. “Ás vezes a parcela do financiamento é menor que o valor do aluguel”, comenta.
Em Ibitinga, cidade de economia atípica, a construção de barracão é uma boa opção. Dependendo do tamanho e localização, barracão é sim muito procurado, já os barracões menores, às vezes são fáceis de encontrar. Pensando nesse cenário, a opção de financiamento para a construção do próprio prédio, passa ser vantajoso para o empresário, ainda mais com a carência de um ano e uma taxa de juro flexível. “Os juros dependem muito do valor a ser financiado e o prazo”, explica o gerente.
O gerente lembra que o pagamento é feito pelo sistema SAC (Sistema de Amortização de Constantes), onde o capital é pago, dividido por parcelas iguais, mas os juros são cobrados mês a mês de acordo com o saldo restante. O gerente ainda explica que este tipo de financiamento, no caso de construção, só é aprovado quando o cliente já tem o terreno, e depois de avaliação. Ainda o imóvel fica hipotecado.