Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
BNDES empresta R$ 300 mi para a ampliação de hidrovia

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 307 milhões para a implantação de melhorias no sistema hidroviário do Estado de São Paulo. O crédito está em linha com a nova diretriz do Planalto para o banco, a de focar sua atuação na área de infraestrutura.

Segundo o banco, as obras permitirão aumentar a carga transportada na hidrovia Tietê-Paraná que passa pela região de Bauru para até 11 milhões de toneladas em 2020. Em 2011, foram transportadas 5,8 milhões de toneladas de carga pela hidrovia.

O sistema é um importante elo para o escoamento da safra de grãos do centro-oeste e do álcool e açúcar produzidos no interior do Estado.

O projeto do governo paulista prevê investimentos total de R$ 1,034 bilhão e está incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da União.

A participação do BNDES será de 31,2% dos financiamento do projeto. Outros R$ 584,2 milhões virão de recursos do orçamento federal.

Durante a fase de implantação do empreendimento, serão gerados mais de 17 mil empregos diretos e indiretos.

Obras

Nos planos do governo de São Paulo estão a implantação da eclusa da Penha, ampliação e retificação dos canais de Botucatu e Conchas, a implantação do Terminal Portuário de Araçatuba e das barragens e eclusas de Anhembi, Conchas e Santa Maria da Serra, todas na hidrovia Tietê-Paraná.

A hidrovia tem sob sua área de influência os Estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás e Minas Gerais e integra um sistema de transporte intermodal (hidro-rodo-ferroviário), funcionando como alternativa de corredor de exportação até o Porto de Santos.

Sua importância se dá também por integrar a bacia dos rios Paraná com as bacias do Rio da Prata, Uruguai e Paraguai, formando um sistema com cerca de 7.700 km de vias navegáveis, unindo Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.

Sob orientação do governo federal, o BNDES emprestará menos neste ano - R$ 150 bilhões, contra R$ 190 bilhões em 2013. A decisão é priorizar a infraestrutura e a logística, em detrimento à indústria. O banco vê mais potencial para esse setor se financiar no mercado de capitais privado.

JcNet

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546