As 418 moradias do residencial Santo Expedito serão sorteadas até o início do próximo mês. Segundo o prefeito Florisvaldo Fiorentino, o sorteio não tem data marcada, mas poderá ser realizado no final deste mês ou até a segunda quinzena de fevereiro. “Eu quero adotar o critério mais democrático, que é o sorteio”, disse o prefeito na última quinta-feira 16. Segundo ele, a Caixa Econômica Federal irá escolher a data, mas uma sugestão para o dia do sorteio já partiu da prefeitura. O local, provavelmente, será o Pavilhão de Exposições.
As moradias serão sorteadas conforme decreto nº 3.616, de outubro de 2013. Segundo o decreto, que revogou outros decretos que criava requisitos e procedimentos de classificação das famílias beneficiadas, o sorteio irá reservar algumas unidades para pessoas com Necessidades Especiais (3%) e Idosos (3%). Os outros 94% das moradias, serão destinadas apenas as pessoas que tiveram os seus cadastros aprovados pela Caixa Econômica Federal, que avalia os critérios do Programa Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal. Ainda, segundo o prefeito, outras 125 fichas serão sorteadas a critério de ‘título de cadastro reserva’, caso haja alguma desistência. Ibitinga possui um cadastro de cerca de 7 mil pessoas interessadas em casas populares.
Outro sorteio, sem data anunciada, é o do residencial Ibitinga III, que possui 216 imóveis, e terá um funcionamento de condomínio.
As residências
Segundo informou a Caixa, por meio de nota, o empreendimento Santo Expedito foi assinado no dia 27 de dezembro de 2012, recebeu investimento na ordem de R$ 29,2 milhões, do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR). Cada imóvel é constituído, segundo o banco, por uma área de 41,20 m² de construção e custará ao mutuário cerca de R$ 69,8 mil.