Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Material escolar apresenta 10% de irregularidade no Estado

 A operação Volta às Aulas do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) detectou que cerca de 9,88% dos produtos de uso escolar apresentaram irregularidades. Exames nos laboratórios da entidade avaliaram se a indicação quantitativa das embalagens corresponde ao que o consumidor de fato leva para casa.

 Dos 81 produtos verificados, 9,88% apresentaram erros, ou seja, menor quantidade em relação à descrição da embalagem. As fitas corretivas foram os itens com maior quantidade de irregularidades. Uma delas, que declarava na embalagem ter 9 m x 5 mm, apresentou em média um terço a menos no comprimento produto (34,67%). Em 2013, a mesma operação fiscalizou 108 lotes de produtos, dentre os quais foram encontrados 7,41% de irregularidades. Em 2012, dos 136 lotes analisados, 10,29% estavam irregulares.

 “É fundamental que o consumidor fique de olho nas marcas que apresentaram erros e que procure nossa Ouvidoria caso desconfie de irregularidade em algum produto”, argumenta o superintendente do Ipem-SP, Alexandre Modonezi.

 Os fabricantes dos itens em desacordo com as normas foram autuados e têm até dez dias para apresentar defesa ao Ipem-SP. A multa pode variar de R$ 640 a R$ 30 mil, dobrando na reincidência.

 A operação abrangeu diferentes artigos de uso escolar, como cadernos, etiquetas, purpurina, glitter, clips, plástico para encapar, fita adesiva, cola, tintas (guache, nanquim, acrílica), papel sulfite, papel crepom, massas de modelar, papéis em bloco (canson, vegetal, folha para fichário), entre outros itens. As análises quantitativas foram realizadas nos laboratórios de pré-medidos do Ipem-SP nas cidades de Bauru, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Paulo. (Comércio do Jahu)

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546