Dia de conferir aquela estreia esperada nos cinemas agora é quinta-feira. A partir de 13 de março os lançamentos nos cinemas nacionais ocorrerão um dia antes do habitual. Com isso, o país segue realidade bem-sucedida em vários países que abrem a programação de cinema nesse dia, como Argentina, Peru, Bolívia e Chile.
Nações que estão entre as maiores bilheterias do mundo, como Alemanha, Rússia e Austrália, também adotam a estreia antecipada. Com a mudança, alguns filmes chegarão ao Brasil antes mesmo que em seus países de origem, como os Estados Unidos, que iniciam a programação às sextas.
"Hoje a quinta-feira é agitada, animada em várias cidades do Brasil. Mas o público interessado em filmes não encontra novidade neste dia. A partir de 13 de março o cinema entra também no cardápio de opções da quinta-feira", diz Paulo Lui, presidente da Federação Nacional das Empresas Exibidoras Cinematográficas.
Para Lui, a mudança pode influenciar positivamente nos resultados de filmes médios nacionais e internacionais, que nem sempre têm verba para uma comunicação pesada antes da estreia. "Eles ganham mais um dia de boca a boca".
A novidade acontece na semana logo depois do Carnaval, com estreias como os brasileiros Alemão, de José Belmonte; Éden, de Bruno Safadi, e os internacionais About Last Night, Need for Speed, Refém da Paixão eVampire Academy: O Beijo das Sombras.
"Há 25 anos a cine semana começava às quintas. Na época, decidiu-se mudar porque as datas de estreia no Brasil estavam se aproximando das estreias nos EUA. Hoje não há impedimento de estrearmos na quinta-feira um filme que vai passar nos Estado Unidos no dia seguinte", avalia Lui.