Neste ano, 233 mil contribuintes deverão prestar contas à Receita Federal até 30 de abril na região; haverá um incremento de 9 mil declarações
Começou nesta quinta-feira (6) e vai até as 23h59 do dia 30 de abril o prazo para a entrega da Declaração do Imposto de Renda. Neste ano, a delegacia da Receita Federal de Bauru espera receber 233 mil declarações de contribuintes na região, com rendimentos acima de R$ 25.661,70 em 2013, que são obrigados a prestar contas ao Fisco (leia mais informações no quadro abaixo).
O número representa um incremento de 9 mil declarações a mais do que em 2013, em uma região que abrange 45 cidades, incluindo Bauru. O delegado da Receita Federal em Bauru, Marcos Rodrigues de Mello, atribui a expansão ao crescimento da economia na região, principalmente em Bauru, onde o setor imobiliário impulsionou as arrecadações.
“Houve um crescimento na economia, percebemos pela arrecadação da prefeitura, em especial no setor imobiliário. Tenho observado um crescimento nos últimos anos, que parece ter influenciado na renda”, pontua Mello.
“Contudo, isso não significa, necessariamente, que pessoas deixaram de ser pobres, mas que a massa salarial, por correção inflacionária, aumentou mais do que a correção da tabela, que foi de 4,5% neste ano”, diz.
Entre as novidades da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física deste ano está o aprimoramento do programa m-IRPF, que permite o envio de declarações através do uso de celulares smartphones e tablets conectados à Internet.
“Já era fácil e agora ficou mais didático. Acaba sendo mais prático do que o próprio site. Para se ter ideia, a primeira pessoa a nos enviar uma declaração por celular, no ano passado – quando o programa foi lançado – tinha 70 anos”, comenta Mello.
O m-IRPF é acionado por meio do aplicativo APP Pessoa Física, disponível nas lojas de aplicativos Google Play, para o sistema operacional Android, ou App Store, para o sistema operacional iOS (Apple).
O processamento e transmissão da DIRPF por celular, segundo o órgão de Bauru, ocorrem por 24 horas, de forma ininterrupta.
Ao todo, 7 milhões de pessoas em todo o Brasil transmitiram as declarações no ano passado por meio do uso de celular.
Pré-preenchida
Para os contribuintes que pretendem enviar a prestação de contas ao Fisco por meio do site www.receita.fazenda.gov.br e já possuem a certificação digital, a dica é usar a declaração pré-preenchida, com acesso por meio da página da Receita, na área do e-CAC.
Esta declaração também poderá ser utilizada por um representante do contribuinte que também possua a certificação e que detenha uma procuração eletrônica ou já registrada na Receita.
Sem papel
Desde 2012, não é mais possível enviar as declarações por meio de formulários de papel à delegacia da Receita Federal.
É preciso, contudo, estar atento ao horário de transmissão de dados. O site da Receita Federal não transmite as declarações no período entre 1h e 5h da madrugada.
“É importante que o contribuinte envie a declaração o quanto antes para evitar problemas e até para receber antes sua restituição”, ressalta Mello.
‘Perguntão’
No site da Receita, no menu da página do IRPF 2014, é possível encontrar um link para baixar o programa e as informações específicas sobre a declaração, preenchimento, pagamento de cotas e recebimento de restituição.
Há um ícone de perguntas e respostas, mais conhecido como “Perguntão”, que dispõe de 692 questões para tirar dúvidas frequentes dos usuários.
“Não é mais necessário vir pessoalmente à Receita. Tudo pode ser feito de forma online”, conclui Marcos Rodrigues de Mello.
Jcnet