Três meses após começar a operar no Aeroporto Bartholomeu de Gusmão, a Azul Linhas Aéreas cancelou dois dos quatro voos disponíveis aos finais de semana, no trajeto Araraquara-Campinas. A mudança entrou em vigor no último dia 10 e a empresa, que só se pronunciou agora, alega como motivo um “ajuste de malha aérea”.
A turbulência na situação aérea da cidade começou na noite de anteontem, quando a Azul informou que todos os voos de final de semana seriam cancelados. Ontem, porém, a empresa voltou atrás e confirmou duas viagens.
Um voo será mantido no sábado e um no domingo. Os horários são às 6h15 do sábado, saindo de Araraquara, e às 22h19 do domingo, decolando do Aeroporto de Viracopos, em Campinas. Contudo, foram retirados os voos do sábado, 14h22, saindo de Campinas, e do domingo, 10h40, partindo de Araraquara. Durante a semana, os horários não foram alterados.
Se um araraquarense for de avião para Campinas no sábado pela manhã, por exemplo, só poderá voltar “voando” no domingo à noite. Ou seja, não haverá o “bate e volta”.
Motivos
A Azul, por meio de assessoria, afirmou à Tribuna que a mudança de estratégia da empresa, retirando voos, pode ter vários motivos.
Um deles é a Copa do Mundo, que vai exigir mais viagens nas cidades-sede do campeonato. Com isso, voos seriam retirados dos locais com menor movimento, onde o mercado não estaria bom.
Outra possibilidade é a baixa demanda, pois não compensaria financeiramente para a empresa.
A real razão do cancelamento dos voos, porém, não foi esclarecida e ficou limitada ao termo “ajuste de malha”. A assessoria da companhia também afirmou que vem fazendo esse remanejamento desde o início do ano, por causa do grande número de feriados.
Além disso, “não entende o porquê de tanta preocupação” se foram só duas retiradas e aos finais de semana, já que de segunda a sexta-feira os horários seguem normais. A empresa também diz que tentou alterar os voos da melhor maneira possível para não prejudicar os clientes e que não há a menor possibilidade de a Azul parar de operar em Araraquara.
Três meses
Reinaugurado em 12 de dezembro do ano passado, o Aeroporto Bartholomeu de Gusmão voltou a receber voos comerciais. Existe a expectativa de que o aeroporto também possa ter voos de carga. Para isso, a Prefeitura fechou acordo com o dono de um haras que fica na cabeceira da pista, para, com a desapropriação, ela ser ampliada de 1,8 mil para 2,5 mil metros.
Por enquanto, a empresa Azul disponibiliza o trajeto Araraquara-Campinas, sendo que de Viracopos o passageiro pode ir para cerca de 50 destinos no País. Atualmente, o preço mais barato das passagens é de R$ 59 mais taxa de embarque, de R$ 36,59.
Tribuna Impressa