O Sindicato Rural realizou em Ibitinga, entre os dias 12 e 15 de maio, em parceria com o SENAR-SP, a 20ª edição do curso de Cultivo de Orquídeas.
Promovido com o objetivo de transmitir informações precisas para aqueles que desejam fazer o manejo em casa ou cultivo próprio, o curso sobre orquídeas é um dos mais aguardados da programação Senar-SP para Ibitinga e Tabatinga. Isso porque os cuidados que a planta exige são muitos e seu desconhecimento pode acarretar muita perda de produção.
Segundo o engenheiro agrônomo, Antônio Carlos Fischer, que ministrou o treinamento, o aproveitamento da turma foi muito bom. “Todos saíram em condições de aplicar as técnicas aprendidas em casa. Os participantes ficaram estimulados e alguns relataram a pretensão de montar um orquidário”, afirmou.
A associada Sônia Grilo, que participou do curso pela segunda vez, possui um orquidário em casa e afirmou ter procurado o curso novamente para tirar duvidas, já que o cultivo é bastante minucioso. Outra associada, Claudia da Laqua, participou em busca de informações. “Tenho uma área de lazer com várias orquídeas, faço o cultivo por hobby, mas é sempre bom estar informado, por isso, procurei o curso”, explica.
“Embora a procura pelas orquídeas, em Ibitinga, ainda não seja em grande escala, há muitas pessoas que cultivam por hobby e que já passam a ter um novo olhar sobre a atividade”, afirma Renata Cardoso, assistente administrativa do Sindicato Rural.