A Associação dos Produtores Rurais de Ibitinga realizou no dia 16, um curso de cultivo de cebola, cenoura e beterraba. Os produtores aprenderam técnicas de cultivo para incrementar mais uma oportunidade de renda. O curso foi ministrado pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), no auditório do Sindicato Rural.
“Foi um curso de atualização para os cultivos. Com a chegada da safra nova, alguns produtores poderão diversificar culturas, plantando outros cultivos”, explicou engenheiro agrônomo da CATI, Carlos Roberto Malosso. Segundo o presidente da associação, cursos assim revelam segredos de sucesso no plantio. “É bom porque ensina medidas, técnicas e tipos de sementes e formas corretas de plantar”, explicou João Minzoni.
A ideia do curso foi tomada junto aos produtores associados, na noite do dia 11 de junho, na sede da associação, quando uma votação revelou o desejo da grande maioria no cultivo das três culturas. Em Ibitinga, por exemplo, muitos legumes e frutas acabam sendo trazidos do CEASA, e muito pouco são produzidos aqui. O objetivo do curso é trazer para os produtores conhecimentos para aumentar a demanda de produção local. “Gerando uma diversificação de produção, os produtores acabam gerando um aumento de renda”, explicou Malosso.
O próximo curso poderá ser de 'irrigação em ambiente protegido', que inicialmente, está programado para ocorrer em setembro.