Lisa Richter está no Brasil desde 17 de agosto de 2013 e no mês que vem embarca de volta para a Alemanha, sua terra natal. A jovem de 17 anos morou este período em Ibitinga através de um programa internacional de intercâmbio de longa duração. Lisa dividiu a sua experiência em um novo país com os membros do Rotary Club na última segunda-feira 16, na sede do clube. Depois de slides com fotos e explicação sobre a sua passagem pelo Brasil e também sobre o seu país, Lisa agradeceu a estadia. Um jantar alemão selou a sua passagem pelo país.
“No começo eu fiquei em choque porque quase ninguém falava inglês. A segunda coisa que eu estranhei foram os animais de criação. Na casa em que eu fiquei eu vi três cachorros, um passarinho e uma tartaruga. No meu país pouca gente tem animal de criação, porque lá é muito frio e com neve, e por isso é muito trabalhoso cuidar de animais”, comentou a alemã quando questionada sobre as diferenças que percebeu logo no primeiro momento entre os países. A jovem europeia ainda afirmou que a experiência em conhecer outros povos e outras culturas enriqueceu-a profundamente. “Agora eu sou mais independente, mais forte. Quando eu cheguei aqui eu era muito tímida, hoje ainda tenho vergonha, mas converso mais com as pessoas, me comunico mais”, explicou Lisa, que ainda observou, que diferente das pessoas do continente europeu, os brasileiros são mais espontâneos. “Aqui todo mundo vem e fala com você”, comentou.
Lisa, que mora com sua família em Annaberg-Buchholz, na Alemanha, em uma região perto da República Tcheca, conseguiu participar do programa de intercâmbio do Rotary International depois de hospedar um outro estrangeiro em sua casa. Lisa volta para o seu país no próximo dia 30 de julho.
NA FOTO a presidente do Rotary Patrícia Casimiro e a jovem Lisa.