O projeto Tatu-Canastra , realizado pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPÊ) e The Royal Zoological Society of Scotland, lança a campanha “Tem Tatu Aqui”, em parceria com a Sociedade de Zoológicos e Aquários do Brasil (SZB). A iniciativa aproveita a Copa do Mundo do Brasil, que possui um tatu-bolacomo mascote, para falar da importância desses animais para a biodiversidade.
A ideia é ampliar o conhecimento sobre as 10 espécies de tatus (ou 11 dependendo do pesquisador), difundir informações sobre o papel ecológico dos animais e despertar empatia e orgulho pelo fato desses mamíferos existirem em sua grande maioria em território brasileiro. O tatu-canastra é a espécie bandeira da campanha (para saber mais sobre o animal leia o post Tatu-canastra: o engenheiro ambiental indispensável para o ecossistema).
O site da campanha traz informações sobre as diferentes espécies de tatus, materiais para brincar (desenhos para colorir, jogos de palavras cruzadas, ligue os pontos etc.), materiais para estudo e trabalhos de escola, fotografias, ilustrações e vídeos. Também é possível imprimir uma carteirinha de sócio do “time do tatu” e baixar a cartilha educativa do tatu.
Estimular a divulgação de pesquisas e projetos que visam estudar as diferentes espécies de tatus em habitat natural e buscar mecanismos para a conservação da fauna e do bioma onde os animais se encontram é outro objetivo da campanha.
National Geographic Brasil