Novas regras para o setor de telefonia prometem simplificar a vida do consumidor. O novo regulamento da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), que entra em vigor hoje, permite que o assinante cancele serviços sem precisar entrar em contato com o call center da empresa, entre outras mudanças.
O segmento de telecomunicações é o que mais registra reclamações em Araraquara, segundo dados do Codecon (Conselho Municipal de Defesa do Consumidor), e os usuários se dizem inseguros com os serviços.
Como Edna Wenzel, que tenta cancelar serviço de banda larga desde fevereiro. Segundo a dona de casa, a prestadora liga cobrando a fatura todos os meses, mesmo depois de ela gastar mais de 6 horas ao telefone para tentar resolver o problema.
“Meu pai era titular da conta e faleceu há quatro anos. Quando liguei para cancelar pela primeira vez, foi em nome dele, e me garantiram que estava tudo certo. Mas a cobrança vem todos os meses”, conta.
Mudanças
O cancelamento automático é uma das inovações mais importantes. Ele pode ser efetuado pelo site ou no menu na central de atendimento telefônico.
Outra novidade é a obrigação da empresa de retornar o contato, caso o consumidor esteja resolvendo algum problema pelos serviços de atendimento ao consumidor e a ligação cair. Se não for possível, a prestadora tem o dever de enviar uma mensagem com o número de protocolo.
Tribuna Impressa