Entre os dias 05 de junho e 16 de julho, o IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou uma operação de fiscalização em Ibitinga. Ao todo 696 instrumentos de pesos e medidas em estabelecimentos comerciais da cidade foram fiscalizados. Segundo o órgão, destes, 38 foram reprovados.
Foram verificados todos os instrumentos de medição nos estabelecimentos comerciais do município, como balanças em padarias e restaurantes; bombas de combustível, entre outros. Além destas fiscalizações, o IPEM-SP também fiscalizou produtos acondicionados (pré-medidos), ou seja, aqueles que são pesados sem a presença do consumidor; produtos com certificação compulsória, ou seja, que devem ostentar o selo do INMETRO - como brinquedos, eletrodomésticos, etc; produtos têxteis, etc.
Segundo a assessoria de imprensa do IPEM-SP, os 38 instrumentos foram reprovados por erros formais ou que não prejudicam o consumidor. Por esse motivo, as reprovações não geraram autos de infração, pois não são irregularidades contra os cidadãos / consumidores.
Em Ibitinga, as operações de fiscalização do instituto são realizadas pela Delegacia Regional de Araraquara, que fiscaliza 43 cidades da região daquela cidade. Para realizar denúncias: Ouvidoria F: 0800-01-05-22 ou (16) 3336-2302.