Ibitinga, Domingo, 24 de Novembro de 2024
Justiça Eleitoral de Ibitinga prepara centenas de mesários convocados para as Eleições
Somente em Ibitinga, cerca de 700 pessoas receberam orientações de como proceder no trabalho das eleições de outubro próximo

 Nos dias 15 e 16 de setembro, cerca de 700 cidadãos de Ibitinga participaram de um treinamento feito pela Justiça Eleitoral para as Eleições 2014. Pessoas das mais diversas áreas profissionais foram convocadas para os trabalhos eleitorais e participaram do curso que ocorreu no Auditório “Professora Ophélia Tavares de Carvalho Simão”, nas dependências do CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), no Jd. Natália. Nos dias 17 e 18, o curso foi ministrado para os convocados de Iacanga e Tabatinga.

  “Eles estão recebendo orientações de como trabalhar e de como proceder no dia das eleições”, explicou o Juiz da 49ª Zona Eleitoral, Dr. Roberto Raineri Simão, responsável pela realização das eleições na Comarca de Ibitinga. Segundo o Magistrado, a maioria dos convocados conhece os trabalhos que serão desenvolvidos, uma vez que já participaram de outras eleições. Entretanto, segundo Sua Excelência, o curso serve com como uma reciclagem para quem já trabalhou, pois sempre acrescenta algumas novidades, e é também como uma grande orientação para os mesários e administradores de prédios que estarão trabalhando nas eleições pela primeira vez.

   O curso, com duração de aproximadamente  duas horas, foi aberto pelo Juiz Eleitoral Dr. Roberto Raineri Simão e ministrado pelo Chefe do Cartório Eleitoral, Conrado Caetano Ferraz. Entre as orientações, os convocados aprenderam como proceder em algumas situações simples, como no caso de uma urna eletrônica parar de funcionar, ou em circunstâncias mais complexas, como por exemplo, se alguém estiver fazendo propaganda irregular, a chamada 'boca de urna', nos locais de votação, ou se algum eleitor que comparecer estiver impedido de votar.

   Em suas palavras, o Dr. Roberto Raineri Simão ressaltou que “no dia da eleição, os mesários convocados são membros da Justiça Eleitoral, com os poderes e deveres inerentes à função que irão desempenhar. Do nosso trabalho depende o sucesso das eleições e com ele estaremos colocando mais um tijolo na construção do grande edifício da democracia do nosso país.” E completou, ainda, o Juiz Eleitoral: “O que interessa para nós é que, com o resultado final das urnas, o grande vitorioso seja o povo brasileiro, que por meio do exercício de seu direito de voto livre e consciente, assegurado pela Justiça Eleitoral, tenha feito prevalecer sua soberana vontade.”

 Números da eleição

  Na Comarca de Ibitinga, que compreende também os Municípios de Iacanga e Tabatinga, são aproximadamente mil pessoas envolvidas no processo democrático das eleições deste ano. Deste total, cerca de 70% irão compor os trabalhos em Ibitinga.

  Nas eleições 2014, em Ibitinga, 41.982 pessoas estarão aptas para votar, divididas em 114 sessões distribuídas em 16 locais de votação. No dia 05 de outubro, os eleitores estarão elegendo Presidente, Senador, Deputados Federais e Estaduais e Governador.

comentários
Folha de Ibitinga
Conheça um pouco mais sobre nós.

leia mais
redes sociais Acompanhe-nos em nossas redes sociais.
whatsapp (16) 98135-4546

Todos os direitos reservados © Folha de Ibitinga 2024 - contato@folhadeibitinga.com.br - telefone: (16) 98135-4546