No último dia 26, em reunião realizada na Faculdade de Ibitinga (FAIBI) com a presença do presidente do Sindicato Rural, Frauzo Sanches, o professor André Luiz Zani e alunos do curso de Turismo, tiveram início as tratativas para a realização em parceria de um amplo trabalho de pesquisa com o objetivo da editoração de um livro comemorativo aos cinquenta anos do Sindicato Rural.
“Em novembro de 2015 completaremos 50 anos de existência e persistência ao lado do produtor rural e acreditamos que este marco mereça uma comemoração especial. Daí surgiu a ideia da publicação de um livro que conte não somente a história do desenvolvimento da entidade, mas da própria atividade agrícola em Ibitinga. Pretendemos, assim, não apenas celebrar um aniversário importante, mas também contribuir com a preservação da memória do município”, enfatiza Sanches.
Embasado em documentos e testemunhos, o livro deve contar com riqueza de detalhes e de forma criteriosa, a história dos grandes ciclos produtivos vivenciados em Ibitinga como café, algodão, ovo e, mais recentemente, laranja, entre outros.
Para a realização desta ampla pesquisa de campo, o sindicato contará com a parceria da FAIBI. “Realizamos um levantamento relacionado aos prédios históricos do Centro da cidade no ano passado, que acabou se tornando um roteiro turístico, e acreditamos que esse resgate histórico proposto pelo sindicato também possa contribuir com o perfil turístico de Ibitinga, por isso, nos prontificamos a apoiar a iniciativa e reunimos alunos dispostos a participar”, ressalta o professor Zani.
O Sindicato Rural solicita também o apoio da população, demais entidades e órgãos públicos para reunir materiais, documentos, fotografias e histórias que possam integrar o livro comemorativo. Os interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone (16) 3342-2435.