No último dia 23 de novembro, foi realizado no Distrito de Cambaratiba o II Festival Gastronômico: “Sabores da Terra”. O evento integra o cronograma do programa Turismo Rural - “Agregando Valor a Propriedade”, desenvolvido pelo Sindicato Rural de Ibitinga e Tabatinga, em parceria com o Senar-SP e a Secretaria Municipal de Turismo.
Os formandos do curso ofereceram um almoço especial, tendo como pratos principais: pacu assado com farofa de banana e moqueca de palmito. “A turma fez um estudo sobre os pratos típicos e constatou que o peixe está muito presente na culinária local, em função dos muitos rios na região, por isso, escolheu esse alimento para destacar no cardápio”, explica Celina Marta Adegas, secretária do Senar-SP. Na edição 2013 do festival, o prato principal foi frango com palmito, acompanhado de saladas.
Cristina Arantes, vice-prefeita de Ibitinga, acompanhou os dois festivais e destacou a valorização do campo que o evento representa. “O festival é de extrema importância, porque além de resgatar a cultura ainda promove a integração local. As pessoas do distrito se mostram sempre entusiasmadas com eventos assim. O Sindicato Rural e o SENAR através do curso de Turismo Rural promovem a valorização do campo e dos produtos da terra”, comentou.
Para Amanda Cardoso, coordenadora do Senar-SP, o curso e o festival promovem o resgate cultural e histórico do local. “Integra o conteúdo programático a preparação dos pratos típicos, utilizando-se equipamentos e técnicas apropriadas”, afirma. O curso Turismo Rural, realizado pelo sindicato desde 2005, contou este ano com 14 alunos e diversos apoiadores. Ao todo, são dez módulos oferecidos que ensinam sobre ponto de venda de produtos turísticos, alimentação e hospedagem no meio rural e atividades em áreas naturais.
O evento contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibitinga e da Secretaria de Educação, além da Rigomel, IRIB, Homero Galacini, Rancho Benelli e Leite Salerno. Participaram também do festival gastronômico, a Secretária de Turismo, Eléa Bocca, o Administrador e Superintendente Agnaldo Ferrari e o Assessor Administrativo de Cambaratiba Ubirajara (Bira).
O II Festival Gastronômico: “Sabores da Terra”, contou ainda com a participação do berranteiro Hugo César e dos violeiros Cambará e Paraná e Vanilson e Jurandir.