A cárie de mamadeira é uma doença que acomete os bebês e está relacionada principalmente à ingestão de líquidos açucarados durante a noite. Ou seja, aquela história de que não devemos dormir sem escovar os dentes também vale para as crianças.
“Depois da mamada, o leite fica estagnado na boca da criança. Além disso, a salivação da criança diminui durante o sono”, explica a cirurgiã dentista Dra. Isabela de C. Rosa, especialista em Odontopediatria pela USP. Segundo Dr. Isabela, esses
fatores, associados a uma má higiene bucal, fazem com que a cárie se desenvolva muito rapidamente, causando grandes estragos nos dentes das crianças, independentemente da idade.
Cuidados
De acordo com a Associação Brasileira de Odontopediatria, a visita do bebê ao dentista deve ocorrer já no surgimento do primeiro dente de leite na criança, o mesmo período que deve começar a higiene oral, que deve ser completa (gengiva, dentes, boca e língua). As orientações de uma odontopediatra são importantes para esta tarefa.
Solução
Para evitar as cáries prematuras, é importante que a mãe não adicione açúcar ao leite da mamadeira e evite que a criança durma logo depois de mamar. Deve-se ainda escovar o dente da criança depois de cada mamadeira, e antes de dormir a escovação deve ser reforçada com um pouco de pasta de dente, já que o período da noite é o mais crítico para o surgimento de cáries. Com o tempo, a mamadeira deve ser substituída gradativamente por líquidos no copo.