O termo detox tem sido muito utilizado nos últimos tempos, especialmente nas receitas e rótulos de sucos e chás. Que tal experimentar as saladas? A nutricionista Patricia Meciano Simone Barreto explica que é possível enriquecê-las com folhas (alface, rúcula, agrião, couve, repolhos branco e roxo e acelga), hortaliças (pepino, tomate, cebola, abóbora, abobrinha, batata, batata-doce e pimentão) e frutas (maçã, carambola, morango e gomos de laranja).
Para tornar a salada ainda mais saudável, Patricia sugere o uso de sementes como, linhaça, gergelim, quinoa e chia. Além dos alimentos oleaginosos, no caso as castanhas. “Essas combinações beneficiam o organismo, hidratando nosso corpo e propiciando um equilíbrio nutricional”.
De acordo com a nutricionista, a palavra é a abreviação de desentoxicacão e, quando aliada à dieta, costuma ser associada a uma mudança alimentar com características de “limpeza” do organismo.
Assim, os alimentos detox têm uma grande importância no dia a dia alimentar, porém sempre associado a alimentação equilibrada e variada e a atividade física. Portanto, é preciso cuidado.
Patricia explica que a dieta apresenta uma série de restrições alimentares que levam a dificuldade de se alimentar bem e gera sérios riscos de carências nutricionais quando realizada por um longo período.
“Tudo o que consumimos, se preparado de maneira correta, com as combinações adequadas e com o uso regular, tende a desenvolver ações benéficas em nosso organismo”, diz Patricia.
Uma alimentação saudável, segundo a nutricionista, deve-se dividir o dia em refeições a cada três horas, aproximadamente, sendo que as principais, como café da manhã, almoço e jantar, devem ser preparadas com alimentos bem diversificados.
“Assim podemos ter alimentos detox em grande parte de nossas refeições e garantir um equilíbrio nutricional gerando saúde e eliminando as impurezas e toxinas adquiridas pelas nossas atividades diárias”, ressalta.
As quantidades de uso de cada alimento estão relacionadas ao biótipo de cada indivíduo, bem como suas atividades diárias, por isso, não é bom seguir uma dieta já montada ou com características específicas para uma pessoa, pois a carência de nutrientes e/ou seu consumo inadequado pode levar a prejuízos fisiológicos, mudanças de humor, quadros de euforia e/ou tristeza, entre outros.
ALIMENTOS DETOX
Frutas
Hortaliças (legumes e verduras)
Água e suchás (mistura de chá com água) - que, numa alimentação balanceada, faz parte das combinações de preparações do dia.
Todos são alimentos importantes para o dia a dia, pois são ricos em vitaminas e minerais, além de água. Porém é importante lembrar que o consumo em exagero e de forma inadequada altera o funcionamento do organismo; uma redução drástica de calorias pode acarretar em prejuízos ao funcionamento normal de nossas células.
RECEITAS
Café da manhã:
Suco de abacaxi com hortelã e salsa, batido com cubos de gelo de água de coco ou suco de melancia, maçã e gengibre. Para acompanhar: pão integral com queijo branco.
Almoço e jantar:
Salada 1: Alface roxa, rúcula, repolho branco, pepino, cenoura ralada e tomate, maçã-verde, linhaça dourada e gengibre ralado.
Salada 2: Alface, agrião, couve, couve-flor, abóbora em pedaços, beterraba ralada, manga e quinoa em grãos
Salada 3: Escarola, acelga, pimentão, brócolis, tomate, cebola e batata-doce, carambola, gergelim torrado e castanha-do-pará
Para temperar, usar:
Azeite extravirgem, pequena quantidade de sal, limão e ervas como, salsinha e cebolinha ou iogurte natural e desnatado batido com hortelã e salsa, azeite e sal
Tribuna Impressa