10/03/2010 - Desde a antiguidade o povo chinês tem se dedicado ao desenvolvimento do estudo da acupuntura para tratar as mais variadas doenças.
O uso de agulhas no alívio e na cura de doenças foi difundido, se tornou popular aqui no Brasil, e tem ganhado cada vez mais adeptos, sendo até mencionado na mídia por meio de jornais, programas de televisão e novelas.
O tratamento com acupuntura promove a cura no corpo físico e emocional, por isso, sua eficácia na maioria dos casos é percebida já na primeira sessão.
No combate ao estresse, por exemplo, o paciente sente alívio assim que a consulta termina.
O estresse é um dos maiores distúrbios que acometem as pessoas atualmente. As mudanças causadas pelo ambiente externo ou pelo contato com idéias, emoções, sentimentos, desejos e expectativas que ocorrem no período de um dia ou de uma semana colaboram para o aumento do nível de estresse na maioria das pessoas.
A acupuntura, além de liberar as tensões e ajudar no alcance de um estado emocional confortável, pode e deve ser usada no tratamento e na prevenção de doenças e para alcançar e manter o equilíbrio do organismo.
Segundo a acupunturista Siomara Custódio Garcia Sampaio, o estresse é diário, mas com o tratamento é possível aliviar os efeitos do dia-a-dia e normalmente, a pessoa que se submete à acupuntura experimenta um relaxamento imediato.
O estresse afeta diretamente a saúde física e mental e a acupuntura pode ser usada para tratar o problema.
De acordo com Siomara, é comum em pessoas que passam por estresse a presença de dores nos ombros, na coluna cervical e em outras partes do corpo e todas essas dores podem ser amenizadas e eliminadas por completo através da acupuntura.
Ainda segundo ela, as pessoas que tem receio em se submeter à acupuntura por medo das agulhas podem ser tratadas por uma técnica da acupuntura na qual elas não são utilizadas. Trata-se da acupuntura auricular, cujo procedimento é feito pressionando pequenas sementes em pontos da orelha que representem a parte afetada do corpo.